Translate

Pesquisar este blog

Autoconhecimento e terapias expressivas

“O indivíduo é um ser criativo capaz de se transformar em artista da própria vida”



Muitas são as chaves para o autoconhecimento. E, por serem variadas as formas de acessar o íntimo de cada um, podemos dizer que não há “certo ou errado” na busca de si mesmo. Porém, algumas experiências e oportunidades, mais que outras, nos ajudam a encontrar as pistas... de quem somos diante da situação X ou Y, ...daquilo que faz sentido, ...de como gostamos de nos ocupar, ...do que provoca nossa alegria e outras tantas descobertas ou reencontros interiores.

As terapias expressivas, por exemplo, utilizando mediadores (lúdico, ritualístico, artístico, sensorial), oferecem meios alternativos (além do verbal) para o cliente poder se comunicar com o outro e consigo próprio, facilitando a expressão, organização e elaboração do “seu eu interior”.

Na modalidade expressiva, o mediador é algo que nunca se esgota em si mesmo, “é munido de grande mobilidade e plasticidade, e encontra-se em constante transformação. Não existem mediadores fixos e tudo serve para essa função, dependendo da criatividade do terapeuta”. 

Por exemplo, um jogo, um pincel, um instrumento, uma caixa, uma música, um fantoche, um monte de sucata, um pedaço de papel ou simplesmente a voz, podem ser mediadores a partir do momento em que promovem a expressão a que são convidados no ateliê expressivo.

Assim, o cliente pode experimentar (conforme necessidade) jogos simbólicos, meditação, pintura, desenho, colagem, dramatização, visualização criativa, texto espontâneo, estimulação tátil, atividade com aromas, escrita terapêutica, dentre outros, objetivando o contato com o seu mundo inconsciente e suas representações no cotidiano.

Pela vivência, em terapia, o potencial e a força criativa levam os indivíduos ao autoconhecimento, à possibilidade de equilíbrio e superação de suas dificuldades emocionais.

As terapias expressivas dispõem de instrumentos facilitadores da expressão e contribuem para a superação de perturbações psíquicas, dificuldades de comunicação, dificuldades de aprendizagem, bem como para o crescimento e desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos.

No ateliê Ato Com Texto, você pode “experimentar a si mesmx” a partir de novas maneiras e perceber aspectos espontâneos que as técnicas expressivas e criativas facilitam, pois "ao configurar a matéria, o homem se configura", já dizia Fayga Ostrower. 


Invista em experiência! Aguardo você!













Veja mais aqui no álbum

___________________________

Leia também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário